Os Trabalhos do Plano Diretor para a Conservação do Patrimonio Histórico e Artistico da Cidade e do Municipio.


Clique para ampliar
Dia:
31
Mês:
Ano:
Janeiro
Nome da fonte:
Correio Joséense
Tipo de fonte:
jornais, outros
Página:
Edição:
Editora:
p.1
1.762
vazio
Propriedade da fonte:
Arquivo Público Municipal / FCCR
Fundo ou Acervo:
-
Link original:
Endereço (mapa):
São José dos Campos, SP, Brasil
Local histórico:
Local ausente ou desconhecido
Nome do(s) artista(s):
nomedosartistasvazio
Nome artístico ou apelido:
Função do(s) artista(s):
instrumentovazio
Instrumento musical:
instrumentovazio
nomedosartistasvazio
Título da publicação:
Os Trabalhos do Plano Diretor para a Conservação do Patrimonio Histórico e Artistico da Cidade e do Municipio.
Eixo Temático:
Cultura geral
#tag
1960
Nome do grupo artístico:
nomedogrupovazio
Tags:
Notícia de Jornal
Manchete: Os Trabahlos do Plano Diretor para a Consservação do Patrimonio Histórico e Artistico da Cidade e do Municipio.
Iformações Prestados a Imprensa
A Comissão de Plano Diretor de São José dos Campos esta encarando com especial atenção o patrimônio histórico e artístico da cidade e do município. Os geógrafos Professora Nice Muller e Ignacio Takeda estão procedendo ao levantamento geográfico regional cujos resultados serão não só indispensáveis composição do Plano Diretor como também orientarão o Plano de Preservação do patrimônio histórico. Neste setor, o Sr. Gustavo Neves da Rocha Filho Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo convocado pelo Centro de Pesquisa e Estudos Urbanísticos da Faculdade de Arquitetura Urbanismo da Universidade São Paulo que vem orientando o planejamento de Município orientará os trabalhos da Comissão do Plano visando o aproveitamento dos locais de aproveitamento histórico, artístico e pitoresco tanto a centro urbano quanto na zona rural. Na zona rural muitas sedes antigas de fazenda poderão constituir se em atração turística não só pela magnifica localização que em geral apresentam como também pelo seu valor histórico ou artístico ou por serem marcos de ciclos econômicos regionais: outras sédes poderão constituir os futuros núcleos comunitários que o Plano Diretor ira estabelecer. Na zona urbana, cabe á Comissão do Plano Diretor preservar alguns edifícios de significativo valor na evolução urbana e dar-lhes uso adequado para o desenvolvimento cultural da cidade. Assim é que pretende incentivar iniciativas como a do Museu,procurando dar lhe na composição do plano lugar de destaque e uma sede condizente com a sua finalidade. A diretoria do Museu,cujo presidente é o Dr. Eduardo de campos Maia e tem como entusiasmados colaboradores Da. Maria Aparecida a dureira Ramos. Sr. Felisbino Rodrigues, Sr. Everardo Miranda São Passos, Sr. Ismael Neves, Sr. Paulino Blair e outros, em sua reunião de próximo dia 30, contará já com a presença dos arquitetos da Comissão do Plano Diretor encarregados do setor de de historia e dessa estreita colaboração deverá advir ótimos resultados para a vida cultural da de cidade. Os arquitetos Didney Antonio Amaral e Elizabeth S. , Reis já estão a campo na coleta de dados informativos sobre a localização de sédes de fazenda e casas urbanas de interesse histórico e apelam para que população os auxiliem neste missão, enviando-lhes noticiais que lhes possam ser úteis na seleção de edifícios e dos locais históricos.
A Comissão do Plano Diretor,dentro em breve, publicará uma monografia sobre São José dos Campos e promoverá exposições com o material que for coletado nesta primeira etapa de trabalho do pessoal do setor de história. Fotografias antigas de prédios já demolidos serão bem recebidas pois elas darão maior valor a essa monografia. São José dos Campos será assim, a pioneira no planejamento urbano que leva em conta fatores culturais e tradicionais da sua gente.