top of page

Anna Laura

Pesquisadora: Me. Anna Laura Canuto R. de Andrade

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0413777194841473

Orientador: Prof. Dr. Andrea Cavicchioli

Programa de Pós-graduação em Sustentabilidade

Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Universidade de São Paulo

Conservação preventiva e Monitoramento climático das áreas de acervos culturais, artísticos e documentais

O estudo das condições ambientais é o foco da pesquisa iniciada em 2017, durante o mestrado realizado no Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP), sob orientação do Prof. Dr. Andrea Cavicchioli. Com o objetivo de discutir a gestão dos ambientes destinados à salvaguarda de coleções em instituições responsáveis pela preservação de bens culturais, a pesquisa concentrou-se no papel dos diagnósticos microclimáticos desses espaços como uma ferramenta essencial para os profissionais envolvidos diretamente na conservação dos acervos.

Em 2022, a pesquisa teve continuidade e transformou-se em um projeto de doutorado, com o propósito de refletir sobre os usos do diagnóstico ambiental no contexto de uma gestão sustentável desses espaços. A proposta parte da perspectiva de um melhor aproveitamento dos recursos disponíveis nas instituições, com o objetivo de garantir ambientes que sejam ambientalmente viáveis, economicamente responsáveis e culturalmente adequados para as coleções, para a instituição e para a sociedade.

A pesquisa atual está voltada para instituições localizadas no Vale do Paraíba e na Região Bragantina, que atuam como parceiras e estudos de caso da investigação. Entre elas, destacam-se o Museu de Antropologia do Vale do Paraíba (em Jacareí), o Museu Major Novaes (em Cruzeiro) e o Museu João Batista Conti (em Atibaia). Em 2024, teve início uma parceria de interesse acadêmico com o Centro de Documentação Musical de São José dos Campos, envolvendo o monitoramento climático dos espaços destinados à guarda do acervo. O objetivo é compreender as dinâmicas microclimáticas do local e, assim, contribuir para a conservação desse importante acervo, reforçando os esforços de preservação do patrimônio cultural do Vale do Paraíba.

Elisa Sposito.jpeg

Elisa Esposito

Pesquisadora: Dra. Elisa Sposito

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0121461197043560

Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de São Paulo e orienta no curso de pós graduação em Biotecnologia da Universidade Federal de São Paulo.

Amostras de Fungos Coletados no Acervo Musical do Parque Vicentina Aranha . 2024

Os fungos representam importantes agentes de biodeterioração em acervos históricos de papel, incluindo livros e partituras musicais.

Mecanismos micólicos, como produção de enzimas celulolíticas e pigmentos, além de estratégias adaptativas a ambientes extremos, são descritos na literatura recente (Gadd et al., 2024).

Estudos empíricos (Sequeira et al., 2024; Stratigaki et al., 2024) evidenciam a presença de gêneros como Penicillium, Aspergillus e Cladosporium em coleções antigas, com riscos microbiológicos e patológicos; e outros autores (Derksen et al., 2024) destacam a importância do controle microclimático para mitigação da biodeterioração.
O material examinado foi coletado nas salas do Acervo Musical do Parque Vicentina Aranha, retirando amostras com swab de livros e partituras e tambem do ar, utilizando placas com meios de cultura específicos para fungos.

No laboratório de Biotecnologia da UNIFESP, o material dos swabs foi devidamente inoculado em meio de cultura BDA (Batata Dextrose Ágar) e incubado, juntamente com as placas, a 28ºC, durante 7 dias. Após este perído as colônias crescidas foram examinadas em microscopia óptica para caracterização e possível identificação.
A primeira parte deste relatório mostra os resultados obtidos das coletas das salas acima mencionadas e a segunda parte, consta de recomendações de biossegurança.

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • TikTok
Régua-CDM (1).png

©2023 por Centro de Documentação Musical SJC.

Este site foi desenvolvido pelo CDM SJC para preservação de memória e auxílio à pesquisa, em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei nº 13.709/2018, Artigo 7º) que dispõe sobre a utilização para estudos por órgão de pesquisa.

bottom of page