top of page

Arquivo Benjamim Silva Araujo.  BSA

Histórico do Arquivo

Acervo musicográfico

O arquivo de Benjamim Barreto da Silva Barreto Araujo  (1902 - 1985), o “Maestro Benja", é um exemplo que reúne uma diversidade enorme de documentação: impressos, manuscritos musicais autógrafos, textos (manuscritos, datilografados, mimeografados), fotografias, recortes de jornais e revistas, documentos pessoais, entre outros.

Em 2017, através de uma conversa com seu custodiador, Paulo Azevedo (pianista, amigo e aluno do maestro), a Dra. Raquel Aranha, soube do arquivo e da necessidade de encaminha-lo para tratamento arquivístico.

O Dr. Paulo Castagna (Unesp/SP) foi então comunicado sobre esta demanda, e dada a importância da obra do maestro  cujas canções foram previamente catalogadas em pesquisa de pós-doutorado pelo Dr. Lenine Santos houve a tratativa de remoção do arquivo para o Laboratório de Conservação Arquivologia e Edição Musical do Instituto de Artes da UNESP, para posterior recolhimento e disponibilização à pesquisa no Centro de Documentação Musical do Vale do Paraíba (CDMVP) como era chamado na altura, sendo uma iniciativa criada pela Dra . Raquel Aranha, junto ao Parque Vicentina Aranha.

 

 

 

 

 

 

 

 

Em 27 de junho de 2017 todo o arquivo foi transferido da residência de Paulo Azevedo para 16 caixas adequadas ao seu transporte, e a partir de então iniciadas as ações de tratamento arquivístico das fontes musicais, na UNESP, sob responsabilidade do Dr. Paulo Castagna: irradiação ionizante para desinfecção, higienização por varredura de superfície, desmetalização, remoção de fitas adesivas, substituição dos invólucros antigos por invólucros novos de qualidade arquivística, organização e codificação permanentes, acondicionamento permanente em caixas de qualidade arquivística e elaboração do seu inventário.

Em 15 de janeiro de 2024, após finalizadas as ações de tratamento  no arquivo musicográfico do compositor, foram entregues ao CDM 8 volumes já organizados, juntamente com um inventário atualizado pelo Dr. Paulo Castagna.

O material passará por recondicionamento em caixas arquivísticas, digitalização e disponibilização para pesquisa.

 

 

 

 

 

 

 

Paulo Azevedo observa documento do arquivo do maestro Benjamim - 27.06.2017 Residência de Paulo Azevedo
Raquel Aranha prepara a transferência do arquivo do maestro Benjamim - 27.06.2017 Residência de Paulo Azevedo
Alocação de documentação prepara a transferência do arquivo do maestro Benjamim - 27.06.2017 Residência de Paulo Azevedo
Alocação de documentação prepara a transferência do arquivo do maestro Benjamim - 27.06.2017 Residência de Paulo Azevedo
CDM 15 Jan 2024 Paulo Castagna assina termo de entrega
CDM Sala de Digitalização e Acondicionamento
CDM 15 Jan 2024 Paulo Castagna, Raquel Aranha, Paulo Azevedo

Biografia resumida

Todas as informações foram baseadas na pesquisa de pós-doutorado de Lenine Alves dos Santos, intitulada "A canção de Benjamim Barreto da Silva Araújo: resgate da obra vocal de um compositor brasileiro" (Unicamp, 2015).
As entrevistas em áudio também fazem parte da pesquisa do autor que gentilmente as encaminhou para disponibilização neste site.

Benjamim Barreto da Silva Barreto Araujo  (1902 - 1985), o “Maestro Benja"

 

Nasceu em 31 de outubro de 1902, na cidade do Rio de Janeiro, e faleceu em 10 de outubro de 1985 também no Rio de Janeiro.

​Pianista, regente, arranjador, professor e compositor brasileiro que teve importante atuação na cena musical clássica e popular do Brasil. Foi ligado a vários autores do movimento modernista brasileiro, tendo deles musicado vários poemas. Sua obra permaneceu desconhecida após sua morte.

Em São José dos Campos

Em 1973 mudou-se para a cidade de São José dos Campos (SP), ganhando destaque na vida cultural da cidade, apresentando obras suas nos saraus e concertos, contribuindo com artigos para periódicos locais, e dando aulas de piano na Escola de Música Art Studio.

Em SJC o maestro estabeleceu grande amizade com Paulo de Azevedo Lemes Barbosa (1954) – cantor e pianista, aluno do compositor e intérprete de várias de suas obras populares – que acolheu o maestro em sua residência nos últimos anos de sua vida. Após a morte do compositor, é o tutor de sua obra.

Conjunto de Câmara de SJC Julho de 1977 - Músicas do Benjamim - acervo Ayrton Vilaça.jpg
Conjunto de Câmara de SJC - X Semana Cassiano Ricardo - acervo Ayrton Vilaça-1.jpg
Conjunto de Câmara de SJC - X Semana Cassiano Ricardo p.2  - acervo Ayrton Vilaça2.jpg

"Choro Cromático" para piano Solo - premiado  no "Brasileirinho, I Festival Nacional de Choro"

(TV Bandeirantes, de 1977)

Executado pelo pianista Amilton Godoy, foi premiado entre as 12 composições finalistas do festival.

16'46"

Entrevista com o próprio compositor, Benjamin da Silva Araújo (1902-1985) – concedida aos jornalistas Sérgio Gomes e Colibri Vitta (Osvaldo Luiz Vitta) em 18 de agosto de 1977, quando da eleição do compositor para a presidência do Clube do Choro de São Paulo.

Benajmim Silva Araujo 18 de agosto de 1977. rua cravinhos 101
00:00 / 1:33:49

Ouça abaixo algumas entrevistas  sobre o compositor Benjamim Silva Araujo realizadas por Lenine Santos (2015):

Entrevista Paulo Azevedo
00:00 / 1:06:05
Entrevista com Luis Araujo (sobrinho)
00:00 / 40:41
Entrevista Rita Vilaça
00:00 / 19:21
Entrevista Mery Bassi parte 2
00:00 / 25:50
Entrevista Thomaz Souto Corrêa
00:00 / 25:01
Entrevista Isa e Rosa Weiss
00:00 / 26:34
Entrevista Lenice Prioli
00:00 / 15:22

Leia a entrevista do compositor Benjamim Silva Araujo para o jornal Gazeta da Cidade (22.01.1983) - Arquivo Ayrton Vilaça (CDMSJC)

Pesquisa de Lenine Santos

Baixe o artigo do Dr. Lenine Santos, "Benjamim Barreto da Silva Araújo - um compositor brasileiro"

(Rev. Inst. Estud. Bras., SP, n. 59, p. 311-328, dez. 2014)

Baixe o Pós-doutorado do Dr. Lenine Santos, "A canção de Benjamim Barreto da Silva Araújo: resgate da obra vocal de um compositor brasileiro"

(Universidade Estadual de Campinas, 2015)

bottom of page