Escola de Belas Artes Mostra Mozart


Clique para ampliar
.png)
Título da publicação:
Escola de Belas Artes Mostra Mozart
Nome da fonte:
Eixo Temático:
Revista Fagulhas
Festivais e Semanas de Arte
Dia:
-
Mês:
-
Ano:
1967
Década:
1960
Tipo de fonte:
revistas
Página:
p. 16
Edição:
-
Editora:
-
Onde está a fonte pesquisada:
Arquivo Pró-memória / UNIVAP e Prefeitura SJC
Fundo ou Acervo:
-
Link original:
Endereço (mapa):
Av. Nove de Julho, 23 - Vila Adyana, São José dos Campos - SP, 12243-000, Brazil
Local histórico:
#tenisclube
Nome do(s) artista(s):
Elmano Ferreira Veloso
Nome artístico ou apelido:
Elmano Veloso
Função do(s) artista(s):
Coralista, Instrumentistas
Instrumento musical:
Voz, violão
Nome do grupo artístico:
Madrigal MusicaViva
Tags:
#classico #erudito #musicaerudita #musicaclassica #mozart #johanngutlich #elmanoveloso #lydiaalimonda #enricoschaeffer #herizgomes #luizerasmodemoreira #tenisclube
Transcrição completa:
Escola de Belas Artes mostra Mozart
A página da revista Fagulhas, de 1967, contém uma foto em preto e branco mostrando o professor e a Senhora Johann Gutlich. o Cônsul da Áustria, Otto Heller, o prefeito Elmano Ferreira Veloso, a pianista Lydia Alimonda e o prof. Enrico Schaeffer.
Outra imagem mostra a foto do pintor Hezir Gomes, em uma exposição de pinturas.
Texto do artigo:
Luiz Erasmo de Moreira, homem ligado espiritualmente ao belo, como artista, poeta e apreciador da boa música, também foi assistir ao Festival de Mozart, no Tênis Clube.
Iniciou o programa, o mais triunfal e soberano dos quartetos de Mozart em si bemol maior, denominado "Caça", (K. 458) composto em 1784.
E' um dos seis quartetos dedicados a J. Haydn e distingue-se pela sua atmosfera sempre alegre.
O quarteto Mário de Andrade deliciou a numerosa plateia, levando a bom termo esta alegre composição, deixando em todos o impacto do grande efeito do Finale, movimento que mais se aproxima do estilo de Haydn. Seguiu o Quinteto para clarinete e cordas em lá maior (K. 581), composto em 1789, o mais perfeito modelo de equilíbrio registrado na obra Mozartiana.
Neste Quinteto dois executantes mostraram qualidade de grandes artistas. O violino Elias Slon, no papel de 1º violino e o excelente clarinetista Leonardo Right.
Finalizou com "Eine Kleine Nachtmusik", quarteto para piano e cordas, em sol menor (K. 478), escrito em 1785, de energia quase beethoveniana.
Ouvimos um Mozart enérgico, sem a pretensa fragilidade barroca com o mesmo vigor que a germinativa burguesia até hoje dona da o Ancien Régime.
O Festival Mozart é patrocinado pelo Departamento cultural do Bi-Centenário de São José dos Campos. O número Departamento Cultural da Áustria com a Escola de Belas Artes e do Tênis Clube foi, sem dúvida, o maior acontecimento cultural do Consulado Geral em colaboração com o culto público presente.
Esperamos que espetáculos desta natureza se repitam, e que a promessa dos patrocinadores locais, no tocante a novas promoções, se concretize.

Este projeto foi desenvolvido pelo CDM SJC para preservação de memória e auxílio à pesquisa, em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei nº 13.709/2018, Artigo 7º) que dispõe sobre a utilização para estudos por órgão de pesquisa. A equipe realizou todos os esforços para identificar e creditar todas as imagens e obras, e se mantém à disposição para acrescentar (ou retirar) informações mediante solicitação por email (cdmsaojose@gmail.com)