top of page
1935
00:00 / 11:46:40

INAUGURAÇÃO DA CAPELLA DO SANATORIO VICENTINA ARANHA, EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
Correio Paulistano
Irmandade da Santa Casa de Misericordia
Terá lugar no dia 20 do corrente, em São José dos Campos, a cerimonia da inauguração da Capella do Sanatorio Vicentina Aranha, uma das dependencias da beneficente Santa Casa de Misericordia de São Paulo.
A capella foi construida com os recursos offerecidos pelo saudoso Conde de Lara, que foi irmão protector da Irmandade da Santa Casa.
O acto inaugural, que terá inicio ás 11 horas, contará com a presença do dr. Antonio de Padua Salles, provedor da Irmandade, altas autoridades do Estado, pessoas da familia do sr. Conde de Lara e demais convidados.
1976
00:00 / 00:54

Isis Moreira tem o seu terceiro LP
Jornal Impar News
A pianista Isis Moreira lançou seu 13º LP com interpretações de Mozart e Prokofieff. O crítico Carlos Vergueiro destacou sua sensibilidade e estilo refinado, ressaltando a amabilidade presente no "Andante grazioso" da Sonata KV 331. No lado B, Isis demonstra versatilidade ao interpretar a Sonata nº 7 de Prokofieff com intensidade e melancolia. Seu trabalho meticuloso resulta em interpretações de rara qualidade musical.
2004
00:00 / 01:02

O eterno Sérgio Weiss
Jornal Valepaibano
Sérgio Weiss, 84, músico e esportista, ajudou a divulgar São José dos Campos pelo Brasil com os grupos Biriba Boys e Brasília Modern Six, tocando em mais de 4 mil bailes. Fundador do Tênis Clube e autor do hino oficial da cidade, mantém viva a memória local. Apesar do orgulho do passado, sente-se esquecido. Vive hoje com sua esposa Helena, relembrando sua trajetória com saudade, paixão por São José e um pouco de tristeza.
1983
00:00 / 00:31

Sérgio Weiss
SOCEM
Sérgio Weiss, nascido em 1928 em São José dos Campos, dedicou sua vida à música e à sua cidade. Recusando seguir a carreira industrial da família, fundou o conjunto Biriba Boys, sucesso nacional nos anos 60. Fundador de clubes locais, foi homenageado como “Embaixador Sonoro” e recebeu a Medalha Cassiano Ricardo. Jornalista por vocação, também atuou como delegado da Ordem dos Músicos e promoveu a cultura e os bailes tradicionais da cidade.
2012
00:00 / 00:46

Caetano cantaria: a dor e a delícia de ser Sérgio Weiss
Jornal Ovale
Pianista levou o nome de São José ao país com o Biriba Boys: hoje, lamenta por não fazer parte da cidade.
As marcas na pele não escondem a bagagem de 84 anos Joséenses, que ajudaram a desenvolver a cidade e a levar o nome de São José para outros cantos do país e do mundo desde a década de 1950.
A tarefa não foi fácil. Afinal, Sergio Weiss, infelizmente hoje já não mais tão ativo e animado, tocou em mais de 4.000 bailes de todo o Brasil com seus grupos Biriba Boys e com o Brasilia Modern Six. Foi esportista e ajudou a fundar o Tênis Clube. Ele também é filho dos fundadores da antiga Cerâmica Weiss.
1965
00:00 / 00:52

Castelo, Magalhães e Lacerda vão ver Sérgio Tocando órgão
Jornal Valepaibano
Uma das maiores conquistas do setor artístico Joséense acaba de ser dada a público pelo Departamento de Relações Públicas dos Conjuntos Biriba Boys e Sérgio Weiss, desta cidade. Ambos os conjuntos estarão animando bailes que se realizarão na cidade mineira de Uberaba, no próximo mês de maio. Biriba Boys tocará no Tênis Clube daquela cidade, dias 6 e 8 de maio.
O Presidente Castelo Branco, os Governadores Magalhães Pinto (de Minas Gerais) e Carlos Lacerda (da Guanabara), serão os convidados de honra do baile de abertura da importante amostra agropecuária.
c. 1990
00:00 / 01:07

Biriba Boys comandava os bailes de antigamente
Jornal Valeparaíbano
A reportagem "Memória" de Fernanda Guerra, no Jornal Valeparaíbano, destaca a era de ouro dos bailes em São José dos Campos nas décadas de 50 a 70, animados por grupos como o Biriba Boys, liderado pelo maestro Sérgio Weiss. Esses bailes, com repertório eclético e duração madrugada adentro, eram o principal evento social e local de paquera para a juventude, em uma época sem TV e barzinhos. Weiss conta o surgimento informal do Biriba Boys em 1949, que teve o nome dado por um locutor de rádio e inspirou-se no mascote do Botafogo e no folclore do Saci.
1985
00:00 / 01:06

Sérgio Weiss será o 1º a gravar Projeto Memória
Jornal ValeParaibano
O músico Sérgio Weiss, com mais de 30 anos de carreira em São José dos Campos, seria o primeiro a ter seu depoimento gravado para o Projeto Memória. O programa, iniciativa do Departamento de Cultura e Turismo da Prefeitura e produzido por Paulo de Tarso, transformou-se em gravações ao vivo de artistas Joséenses. A homenagem a Weiss ocorreria no Cine Teatro São José, às 20h, com apresentações do conjunto Brasília Modern Six e da Orquestra Sérgio Weiss.
1988
00:00 / 00:32

SOCEM apresenta: Duo Flauta e Piano
Arquivo SOCEM
Marcelo Okay, pianista paulistano, venceu concursos da OSESP e OSPA em 1985, apresentou-se com maestros renomados e concluiu bacharelado na ECA-USP. Estudou com Gilberto Tinetti, Cláudio de Brito e Sônia Muniz. Atuou em festivais e concertos pelo Brasil e prepara-se para estudar na Academia de Viena. Em 19/04/1988, apresentou-se em São José dos Campos pelo Musiclub, em homenagem aos 80 anos da imigração japonesa.

Este projeto foi desenvolvido pelo CDM SJC para preservação de memória e auxílio à pesquisa, em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei nº 13.709/2018, Artigo 7º) que dispõe sobre a utilização para estudos por órgão de pesquisa. A equipe realizou todos os esforços para identificar e creditar todas as imagens e obras, e se mantém à disposição para acrescentar (ou retirar) informações mediante solicitação por email (cdmsaojose@gmail.com)
bottom of page

