Isis Moreira tem o seu terceiro LP


Clique para ampliar
Dia:
Mês:
Ano:
-
Nome da fonte:
Jornal Impar News Fevereiro
Tipo de fonte:
jornal
Página:
Edição:
Editora:
Propriedade da fonte:
Acervo pessoal de Sérgio Weiss
Fundo ou Acervo:
Acervo Sérgio Weiss / CDM SJC
Link original:
Endereço (mapa):
São José dos Campos, SP, Brasil
Local histórico:
Local ausente ou desconhecido
Nome do(s) artista(s):
Isis Moreira
Nome artístico ou apelido:
Função do(s) artista(s):
Piano
Instrumento musical:
Piano
Isis Moreira
Título da publicação:
Isis Moreira tem o seu terceiro LP
Eixo Temático:
Pianistas
#erudito
1976
Nome do grupo artístico:
Tags:
A "nossa" pianista Isis Moreira, gravou recentemente seu 3° 13º Lon Playng onde interpreta Mozart e Prokofieff. Vale a pena transcrever o que foi comentado pelo crítico Carlos Vergueiro em O Estado de São Paulo a 14/12/75. "Há muitos anos, a grande mestra Magda Taliaferro chegou ao Brasil para ministrar seu primeiro curso público, que se realizou no auditório da "Gazeta". Inscrevam-se pianistas de S.Paulo, de Santos e do interior, os melhores da época que estudavam com os professores mais renomados.
Lembramos que, uma menina Margarida Pupo Nogueira, tocou com muita sensibilidade a Sonata em lá maior, de Mozart, que faz parte do disco de Isis Moreira, que hoje comentamos. Quando terminou a execução, Magda Tagliaferro entre outros, pediu à pianista que procurasse ser mais "amável" na interpretação do primeiro movimento, "Adante grazioso", , com seis variações". É o que primeiro nos chamou a atenção na execução de Isis Moreira toda a "amabilidade" exigida pelo tema e pelas variações, está presente em seu toque sensível e agradável. Além disso notamos em Isis Moreira uma grande preocupação estilística que nos oferece um Mozart puro, cheio de nuances de sonoridade, com fraseado bem concatenado. Tanto no Minueto Central quanto na Marcha Turca final, a pianista foi de uma grande felici-dade de interpretação- Isis Moreira transportou-nos, num piano moderno para 1778 época em que foi escrita a Sonata KV 331.
Numa guinada de 180 graus, Isis Moreira nos oferece, no lado "B" do disco'uma versão corretíssima da Sonata nº 7. de Prokofieff. Mostra a pianista sua capacidade de se adaptar tanto às delicadezas de Mozart quanto as linhas melódicas e harmônicas de Prokofieff, violentas, "inquietantes" como o autor exige nos dois "allegros" e mesmo bárbaras no "precipitado" final. Isis Moreira não esqueceu em sua interpre-tação do autor russo, da profunda melancolia dos momentos lentos, como no "andante caloroso".
Imaginamos o trabalho de Isis Moreira ao preparar este LP. Mas seu trabalho meticuloso de artista foi perfeitamente compensado, pois suas interpretações, tanto de Mozart de Prokofieff, oferecem ao ouvinte prazeres musicais raramente atingidos.