Sérgio Weiss


Clique para ampliar
Dia:
Mês:
Ano:
-
Nome da fonte:
-
Tipo de fonte:
jornal
Página:
Edição:
Editora:
-
-
-
Propriedade da fonte:
Arquivo CDM/ SOCEM
Fundo ou Acervo:
Arquivo CDM/ SOCEM
Link original:
Endereço (mapa):
São José dos Campos, SP, Brasil
Local histórico:
Tênis Clube
Nome do(s) artista(s):
Nome artístico ou apelido:
Função do(s) artista(s):
Instrumento musical:
Título da publicação:
Sérgio Weiss
Eixo Temático:
Cultura Geral
#mpb #popular
-
Nome do grupo artístico:
Tags:
SÉRGIO WEISS
Quando se fizer a história contemporânea de São José dos Campos, seguramente a figura de Sérgio Weiss ocupará um lugar de destaque, pois sua vida se funde com a de sua cidade, cidade que o viu nascer a 7 de novembro de 1928.
São José dos Campos pertencia às chamadas "cidades mortas" do Vale do Paraíba que após o surto progressista do café tiveram as suas economias estagnadas à espera de melhores dias. Foi dentro desse período que Sérgio Weiss preferiu seguir sua vocação artística, preterindo a oportunidade de tornar-se um industrial no ramo de cerâmica, atividade tradicional da familia de seus pais Ines Bonádio e Roberto Weiss. Decorria o ano de 1948 e numa das festas juninas promovidas pelo recém-fundado Tênis Clube, um grupo de jovens liderados por Sérgio, improvisou uma batucada no rústico e inacabado salão de festas do clube.
A aceitação dos presentes foi geral, o público aplaudiu, a diretoria incentivou e assim estava sendo dado o primeiro passo para a formação de um dos mais famosos conjuntos de danças do centro-sul do país. O Biriba Boys. Durante dezoito anos Sérgio liderou este grupo. Nos anos 60 a presença dos Biriba Boys era sinônimo de sucesso garantido para um baile. Teve um programa semanal na então TV Paulista, Canal 5, gravou 7 Long-Plays, participou do filme "Rio à Noite", tendo presença obrigatória nos melhores programas musicais de televisão.
A então pequenina São José dos Campos, através de sua Câmara Municipal e imprensa local outorgou-lhes o titulo de "Embaixadores Sonoros da Cidade", pois aquela época a cidade ficou sendo conhecida como a "terra do Biriba Boys".
É sócio fundador do Tênis Clube e do São José Esporte Clube. Conselheiro da Associação Esportiva São José é sócio proprietário do Clube de Campo Santa Rita, do Clube de Cam-po Luso Brasileiro, além de ter exerci-do o cargo de Vice-Presidente do Tênis Clube e do São José Esporte Clube. Mais outros dois clubes de danças também foram organizados por Sérgio; o Elite Clube e o Estrela D'Alva Danças, clubes populares, "para dançar como antigamente". Recebeu da Ordem dos Músicos do Brasil, um belíssimo troféu, pelos relevantes serviços prestados à classe e desde 1968 é delegado regional da Ordem dos Músicos, na região. É também jornalista por vocação, tendo lançado IMPAR-NEWS, órgão de divulga-ção de sua firma de representações, a Impar Representações Artísticas Ltda. Durante algum tempo escreveu para os jornais diários locais, O ValeParai-baño e o Agora, uma página domini-cal intitulada Vitrine da Cidade.
Em 1974, ao completar 25 anos de atividades artísticas, foi-lhe ofertada pela Câmara Municipal a 1ª Medalha Cassiano Ricardo, honraria dedicada aos filhos de São José dos Campos que tenham se distinguido no cenário nacional, elevando o nome de sua cidade.
ANTÔNIA AMARAL MELLO
Antônia Amaral Mello nasceu na Fazenda de seu pai em Monte Santo, Minas Gerais. Veio para São Paulo onde cursou o Grupo Escolar Prudente de Morais, Colégio Sant'Ana e diplomou-se pela Escola Normal de São Paulo. Transferida para São José dos Campos lecionou no Grupo Escolar Olimpio Catão sendo comissionada na Legião Brasileira de Assistência. onde trabalhou durante vinte e cinco anos. Conseguindo com a dedicação do tesoureiro voluntário da L.B.A. Otávio Monteiro Becker, a instalação do Posto de Puericultura Dr. Otávio da Rocha Miranda. Fez o Curso de Enfermeiros de Guerra em 1932, em Ribeirão Preto e o de São José dos Campos em 1945. Fundou a Associação das Mães, a Guardinha e instituiu a Rede Feminina de Combate ao Câncer Regional. Recebeu o título de Cidadă Joseense por grandes serviços prestados à comunidade na área filantrópica. É pessoa obrigatória em todos os acontecimentos sociais. E a força e o incentivo, o exemplo que todas as senhoras pretendem seguir.