Guidephone


Clique para ampliar
Título da publicação:
Guidephone
Nome da fonte:
REVISTA MUSICAL (RJ)
Eixo Temático:
Artista
Dia:
1
Mês:
Abril
Ano:
1925
Tipo de fonte:
revistas
Década:
1920
Página:
p. 24
Edição:
40
Editora:
-
Onde está a fonte pesquisada:
Arquivo online geral
Fundo ou Acervo:
Hemeroteca Digital Brasileira
Link original:
Endereço (mapa):
São José dos Campos, SP, Brasil
Local histórico:
-
Nome do(s) artista(s):
Francisco dos Anjos Gaia
-
Nome artístico ou apelido:
Chico Gaia, Maestro Francisco Gaya
Função do(s) artista(s):
Compositor, maestro, instrumentista, professor de música
Instrumento musical:
-
Nome do grupo artístico:
Tags:
#erudito #musicaerudita #musicaclassica #classico #franciscodosanjosgaia #ensinomusical #guidephone #professordemusica
Transcrição completa:
GUIDEPHONE - REVISTA MUSICAL
Ninguem desconhece as vantagens do canto ao ser viço da educação infantil.
Contribue para o desenvolvimento physico; robustecendo os pulmões e todos os orgãos vocaes; educa o ouvido e a vista, influindo salutarmente sobre o estado mental da criança.
O canto acalma as crianças impellindo-as á actividade por uma excitação agradavel.
A criança gosta de musica.
Cantar é para ella uma necessidade, como correr e brincar.
E' pois util que as crianças cantem na escola.
Pestalozzi pensava que a creança, do mesmo modo porque apprende a fallar antes de saber ler, deve apprender a cantar antes de conhecer os signaes convencionaes que servem para escrever a musica».
Para educar o ouvido das creanças, fazendo-as cantar correctamente, os melhores instrumentos, os mais apropriados para os Srs. professores primarios são: o Piano, Orgão ou Harmonium portatil de pequeno preço. E para as que não souberem executal-os ao menos um pouco, para conseguir o fim collimado, foi inventado o Guidephone.
O Guidephone, collocado no teclado de qualquer dos instrumentos acima, determina clara e rapidamente as teclas que produzem os sons das notas escriptas para o canto, por meio de suas laminas coloridas e moveis dan-do-se pequenos traços horizontaes ou verticaes com lapis de côres identicas sobre as notas naturaes, e assignalando-se com pequenas cruzes das mesmas côres as alteradas com meio tom, cujos sons na maioria são produzidos nas teclas pretas dos referidos instrumentos.
Si formos procurando no teclado as côres, iguaes ás de sobre as notas e fomos atacando sobre as me mas, tecla por tecla, successivamente e formos dando valores aos sons, indicados pelas diversas formas das notas escriptas na pauta, e estas representarem uma melodia, Canção, hymno ou qualquer composição musical para canto, ao chegarmos a ultima nota a direita, sem interrupção do andamento dado ao compasso, mathematica-mente havemos de tel-a formada ou executada, devendo ser comprehendida por quem a ouvir.
Gritar em vez de cantar: muitas vezes é devido a que, os alumnos, não tendo um instrumento guia para dar-lhes as primeiras notas da composição musical, pegam a musica numa tonalidade, cujas notas são muito agudas, de modo que para attingir ao grau de acuidade dos sons e afinal-os são forçados a gritar, mal este insupportavel e de consequencias desastrosas. Outras vezes, pelo mesmo motivo, pegam-n'a em tonalidade grave, tirando o effeito da composição musical. Com o apparelho no teclado do Piano ou no de seus congeneres para fazer tocar, servindo de guia, como diapazão melodico, csses males, serão evitados, uma vez que as musicas sejam escriptas de accordo com atessitura da voz infantil, isto é, que não sejam agudas para que os alumnos não façam esforço ao cantar.
Por isso é que um harmonium portatil com o parelho em seu teclado é tão necessario e até indispensavel, nas escolas, para o correcto ensino de canto por audição, como o Orgão é aos Srs. Vigarios, nas suas Egrejas, para a execução das musicas sacras.
Possue o apparelho outras vantagens que tem immenso prazer em demonstrar e ministrar todos os conhecimentos praticos sobre о тезто, о seu inventor, o sr. Francisco dos Anjos Gaia, Professor de musica, em S. José dos Campos, E. de S. Paulo.
O Guidephone, que o nosso cliché reproduz, tem patente do governo Federal, medalha de prata na Exposição do Centenario e approvação da Directoria de Instrucção de S. Paulo.
Observações e comentários da equipe CDM SJC

Este projeto foi desenvolvido pelo CDM SJC para preservação de memória e auxílio à pesquisa, em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei nº 13.709/2018, Artigo 7º) que dispõe sobre a utilização para estudos por órgão de pesquisa. A equipe realizou todos os esforços para identificar e creditar todas as imagens e obras, e se mantém à disposição para acrescentar (ou retirar) informações mediante solicitação por email (cdmsaojose@gmail.com)
