Registo de arte: FESTIVAL DE CARIDADE


Clique para ampliar
Título da publicação:
Registo de arte: FESTIVAL DE CARIDADE
Nome da fonte:
Correio Paulistano
Eixo Temático:
Maestros e Regentes
Dia:
20
Mês:
Julho
Ano:
1917
Tipo de fonte:
jornais
Década:
1910
Página:
p. 2
Edição:
19.407
Editora:
-
Onde está a fonte pesquisada:
Arquivo online geral
Fundo ou Acervo:
Biblioteca Nacional Digital
Link original:
Endereço (mapa):
Praça Ramos de Azevedo, s/n - República, São Paulo - SP, 01037-010, Brazil
Local histórico:
Local ausente ou desconhecido
Nome do(s) artista(s):
Francisco dos Anjos Gaia, D. Isabel de Azevedo, Olga Costabile, Alonso Annibal
-
Nome artístico ou apelido:
Francisco dos Anjos Gaya, Maestro Chico Gaya
Função do(s) artista(s):
Intérpretes, cantores
Instrumento musical:
piano, voz
Nome do grupo artístico:
Tags:
#piano #composições #composicao #musicaerudida #música erudita
Transcrição completa:
Registo de arte
FESTIVAL DE CARIDADE
A Associação Universitaria promoveu um brilhante festival em beneficio do Hospital de Caridade do Brazil e levou-o a effeito, ante-hontem, no Municipal, tendo feito executar bellissimo programma. O revmo. monsenhor Benedicto de Sousa deu inicio no esplendido sarau com uma conferência a que intitulou “Flores que murchem”. O fluente orador occupou a attenção do selecto e numeroso auditorio durante mais de meia hora, sem que este demonstrasse o minimo aborrecimento. Ao contrario, todos os assistentes se interessaram cada vez mais pelo desenvolvimento do bello thema da conferencia. O revmo. monsenhor Benedicto de Sousa rematou a sua palestra por entre calorosos applausos.
A parte musical, que se seguiu, foi igualmente muito appreciada. As exmas. sras. D. Isabel de Azevedo e Olga Costabile, o sr. Alonso Annibal, o “pequenho Caruso”, que nellas figuraram, despertaram vibrantes palmas.
Terminada esta parte, os drs. Wenceslau do Queiroz e Cassiano Ricardo disseram bellos versos de sua lavra, sendo enthusiastícamente applaudidos.
O dr. Ulysses Paranhos tomou a palavra, em seguida, e dissertou brilhantemente sobre a dança. Ao terminar, o elegante conferencista foi muito applaudido.
A chave de ouro que fechou o magnifico sarau foi o original concurso de valsa.
A orchestra executou as valsas concorrentes e, recolhidos os votos de todas as exmas. familias, procedeu-se immediatamente á apuração. Verificou-se então que a valsa intitulada “Aquelle amor foi um sonho” do maestro sr. Francisco dos Anjos Gaia, residente em Caçapava, venceu por grande maioria.
A festa da Associação Universitaria, em summa, orçou por um verdadeiro successo.
Observações e comentários da equipe CDM SJC

Este projeto foi desenvolvido pelo CDM SJC para preservação de memória e auxílio à pesquisa, em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei nº 13.709/2018, Artigo 7º) que dispõe sobre a utilização para estudos por órgão de pesquisa. A equipe realizou todos os esforços para identificar e creditar todas as imagens e obras, e se mantém à disposição para acrescentar (ou retirar) informações mediante solicitação por email (cdmsaojose@gmail.com)
