25 anos de Madrigal MusicaViva


Clique para ampliar
Título da publicação:
25 anos de Madrigal MusicaViva
Nome da fonte:
Esfera Cultural
Eixo Temático:
Corais
Dia:
-
Mês:
Agosto
Ano:
1994
Década:
1990
Tipo de fonte:
jornais
Página:
p. 13
Edição:
-
Editora:
-
Onde está a fonte pesquisada:
CDM SJC
Fundo ou Acervo:
Maestro José da Cunha (MJAC)
Link original:
Endereço (mapa):
São José dos Campos, SP, Brasil
Local histórico:
#salaveloso
Nome do(s) artista(s):
Regente Marcos Júlio Sergl
Nome artístico ou apelido:
Madrigal Musica Viva
Função do(s) artista(s):
Coralistas
Instrumento musical:
Canto
Nome do grupo artístico:
Madrigal MusicaViva
Tags:
#conselhomunicipaldecultura #socem #salaveloso #teatromunicipal #madrigalmusicaviva
Transcrição completa:
25 anos de Madrigal Musicaviva
Dando início ao ciclo de recitais comemorativos dos 25 anos de atividades de canto coral, o Madrigal Musicaviva se apresenta no próximo dia 20, às 20h30, no Teatro Municipal.
Nos próximos meses, o Musicaviva se apresentará em vários bairros da cidade, entre eles D. Pedro, Vila Tesouro, Novo Horizonte, Jardim das Indústrias, São Francisco Xavier e Jardim Satélite.
Um dos principais objetivos do coral para este ano é a ênfase à música sinfônica (o coro unido à orquestra em grandes recitais). Para o mês de dezembro o Madrigal Musicaviva faz seu concerto de aniversário no Teatro Municipal, além de uma apresentação em espaço aberto da Cantata de Natal. Para a ocasião serão homenageados ex-integrantes do Madrigal e ex-regentes que passaram pelo Musicaviva nestes 25 anos como:
Walter Lourenção (11 anos), Juan Serrano (falecido recentemente), Marco Antonio da Silva Ramos, Naumi, Ana Yara Campos, Alexandre Zilahy, Luiz Fernando Marchetti.
Breve histórico
O Madrigal Musicaviva foi criado no ano de 1969 pelo Conselho Municipal de Cultura, e já poderia ter sido extinto logo no ano seguinte pela administração Sérgio Sobral de Oliveira que esvaziou toda e qualquer atividade cultural na cidade através de sua Secretaria de Educação.
Felizmente o Madrigal Musicaviva contava com alguns coralistas resistentes. Uniram os esforços e partiram em busca de organizar as atividades do coral e dar-lhe apoio financeiro.
Nasce a Socem Sociedade de Cultura e Educação Musical, até hoje a responsável pela manutenção e existência do Madrigal Musicaviva. São 25 anos, o jubileu de prata. "Arrumamos vários sócios. A proposta da Socem foi bem aceita, mas não foi fácil conseguir dinheiro", diz a soprano Mary Aidar Bassi, que também venceu o concurso que escolheu o nome do coral. Uma das pioneiras do grupo, a cantora conta que a apresentação em São Paulo a convite do governador Laudo Natel foi um sucesso e talvez a principal razão da
Socem ir conquistando um número maior de amigos e simpatizantes. Entretanto, para os atuais integrantes, a dedicação, a união, a garra e o amor movido pelos pioneiros, foi o suficiente para nestes 25 anos servir de estímulo de resistência aos inúmeros obstáculos, que transformam este "Jubileu de Prata" numa raridade a ser comprovada neste país.
Foram 25 anos de apresentações pelo Brasil, entre elas: o programa Concerto para a Juventude, da Rede Globo, na TV Cultura, no Teatro Municipal de São Paulo, no Festival de Inverno de Campos do Jordão, além de inaugurar em São José a Sala Veloso, o Teatro Municipal e a nova sede da Fundação Cultural. Em 1975, o Madrigal Musicaviva recebe da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) - o prêmio de melhor conjunto coral do Estado de São Paulo.
A continuidade dos planos
"O trabalho será de profundidade, importante para a cidade. Estamos nos baseando na restauração da música. O Madrigal vai continuar a apresentar partituras inéditas nos estilos sacro e barroco, mas não vai esquecer o popular. Estamos dando continuidade ao projeto "América em Arranjo" e também à música popular brasileira", diz o regente Marcos Júlio Serlg. O coro também irá homenagear o mestre de capela da Catedral de São Paulo, falecido em 1844, André da Silva Gomes e os músicos renascentistas da capela do Papa, Palestrina e Orlando Di Passus, falecidos em 1594. Tudo para comemorar muito bem os 25 anos de existência.
Marcelo Magano
Observações e comentários da equipe CDM SJC

Este projeto foi desenvolvido pelo CDM SJC para preservação de memória e auxílio à pesquisa, em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei nº 13.709/2018, Artigo 7º) que dispõe sobre a utilização para estudos por órgão de pesquisa. A equipe realizou todos os esforços para identificar e creditar todas as imagens e obras, e se mantém à disposição para acrescentar (ou retirar) informações mediante solicitação por email (cdmsaojose@gmail.com)
