A orquestra de Recife se apresentará em São José


Clique para ampliar
Título da publicação:
A orquestra de Recife se apresentará em São José
Nome da fonte:
Jornal Agora
Eixo Temático:
Orquestras
Dia:
28
Mês:
Novembro
Ano:
1973
Tipo de fonte:
jornais
Década:
1970
Página:
p. 4
Edição:
nº 309
Editora:
-
Onde está a fonte pesquisada:
Arquivo Público Municipal / FCCR
Fundo ou Acervo:
-
Link original:
Endereço (mapa):
Av. Olivo Gomes, 100 Parque da Cidade Roberto Burle Marx - Santana, São José dos Campos - SP, 12211-115, Brazil
Local histórico:
#salaveloso
Nome do(s) artista(s):
Orquestra Armorial da Câmara de Recife
Orquestra Armorial da Câmara de Recife
Nome artístico ou apelido:
-
Função do(s) artista(s):
Maestro, Flautistas, Solistas
Instrumento musical:
Grupo Coral, Violino,Violeiros
Nome do grupo artístico:
Tags:
#popular #erudito #musicaerudita #musicaclassica #classico #orsquestraarmorial #arianosuassuna #salaveloso
Transcrição completa:
A Orquestra Armorial de Câmara do Recife, sob a regência do maestro Cussy de Almeida, estará se apresentando nos dias 3 e 4 de dezembro em São José dos Campos com a promoção do Sistema Financeiro Continental e colaboração da Divisão de Cultura, do Departamento de Educação e Cultura da Prefeitura. Este espetáculo será beneficente e sua renda será revertida em favor da Organização Serviço de Combate ao Câncer.
A programação elaborada prevê a apresentação de um Grupo Coral, concerto para violino e orquestra, violeiros do nordeste e declamação e entre esses citamos a leitura de "A onça, os quinéis e os cachorros", pelo seu autor Ariano Suassuna.
O Movimento Armorial é um movimento artístico que reúne músicos, gravadoras, poetas, escritores, pintores na sua maioria de origem nordestina, que se propõe a redescobrir a formação clássica do barroco nordestino, a conjuntos do gênero a partir de pesquisas do barroco universal.
À frente do movimento armorial, está o poeta, dramaturgo e romancista Ariano Suassuna, que acredita que a essência do estilo armorial reside precisamente recuperação das melodias barrocas preservadas milagrosamente, desde os longínquos dias da colonização pelo romanceiro popular, pelos toque da viola e rabeca dos cantores e pelos aboios dos vaqueiros sertanejos.
A estrutura da orquestra nordestina armorial obedece à formação clássica dos conjuntos do gênero e inclui para a execução do repertório propriamente armorial.
Observações e comentários da equipe CDM SJC

Este projeto foi desenvolvido pelo CDM SJC para preservação de memória e auxílio à pesquisa, em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei nº 13.709/2018, Artigo 7º) que dispõe sobre a utilização para estudos por órgão de pesquisa. A equipe realizou todos os esforços para identificar e creditar todas as imagens e obras, e se mantém à disposição para acrescentar (ou retirar) informações mediante solicitação por email (cdmsaojose@gmail.com)
