Cel. João Cursino


Clique para ampliar
Título da publicação:
Cel. João Cursino
Nome da fonte:
Correio Joséense
Eixo Temático:
Cultura geral
Dia:
21
Mês:
Novembro
Ano:
1920
Década:
1920
Tipo de fonte:
jornais
Página:
p. 1
Edição:
nº 37
Editora:
-
Onde está a fonte pesquisada:
Arquivo Público Municipal / FCCR
Fundo ou Acervo:
-
Link original:
Endereço (mapa):
São José dos Campos, SP, Brasil
Local histórico:
#theatrosjose
Nome do(s) artista(s):
-
Nome artístico ou apelido:
-
Função do(s) artista(s):
-
Instrumento musical:
-
Nome do grupo artístico:
-
Tags:
#comemoracao #banda #theatrosaojose #baile
Transcrição completa:
"Coronel João Cursino.
Ocorreu no dia 7 do corrente, o aniversário natalício do sr. Coronel João Alves da Silva Cursino, Presidente do Diretório Governista e Prefeito Municipal.
Sua senhoria alvo das maiores provas de estima e consideração por parte dos seus amigos e correligionários, que nesse dia tiveram mais um ensejo de lhes testemunhar.
Assim, às 7 horas e meia da noite, a referida entidade se dirigiu à residência do homenageado, levando-lhe um devotamento sincero e as homenagens do seu afeto.
Tomou a palavra o sr. dr. Benedito César, em nome do povo, e da entidade de que faz parte, tecendo ao Coronel Cursino, justos e merecidos elogios, como comerciante e político, e terminando por um viva ao Coronel Cursino, acompanhado por fortes aplausos dos presentes, como manifestação de simpatia.
A seguir, a banda da Penha executou várias peças ferreadas que por sua vez entretiveram os circunstantes por largo tempo. A residência de sua senhoria, à rua de Santo Antonio, onde mora o Coronel Cursino, estava magnificamente iluminada, tomando um lindo aspecto, sendo que entre outras decorações avultava-se como enfeite ao busto do Coronel Cursino, um belo bouquet de flores naturais como um símbolo de gratidão daqueles que vinha de representar.
O sr. Elizirio Bonilha, em nome do homenageado, agradeceu a todos os presentes aquela manifestação, da qual compartilhava com prazer e reconhecia que nela, havia um sentimento de justiça, pelos méritos do Coronel Cursino, que tem demonstrado, como político, ser avesso às suas despezas particulares, pois, é ele hoje o chefe político do município de Campos. Entretanto, o transcurso de sua festa batalhou com grande desvanecimento.
Pela banda do Theatro, a seguir foi executada várias peças, dando maior realce àquele acto.
Na residência do Coronel Cursino, foi oferecido a todos os presentes: cervejas — licores — etc.
O baile, que prolongou-se até altas horas da madrugada, foi bastante concorrido, reinando sempre a mais cordialidade, entre todas as pessoas presentes, que por sua vez levaram gratas recordações pelo tratamento que lhes dispensou a distinta família do Coronel Cursino."
Observações e comentários da equipe CDM SJC

Este projeto foi desenvolvido pelo CDM SJC para preservação de memória e auxílio à pesquisa, em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei nº 13.709/2018, Artigo 7º) que dispõe sobre a utilização para estudos por órgão de pesquisa. A equipe realizou todos os esforços para identificar e creditar todas as imagens e obras, e se mantém à disposição para acrescentar (ou retirar) informações mediante solicitação por email (cdmsaojose@gmail.com)
