Faltam dinheiro e vozes. Mas o Musicaviva vai cantar hoje


Clique para ampliar
Título da publicação:
Faltam dinheiro e vozes. Mas o Musicaviva vai cantar hoje
Nome da fonte:
Jornal Agora
Eixo Temático:
Corais
Dia:
24
Mês:
Outubro
Ano:
1976
Década:
1970
Tipo de fonte:
jornais
Página:
-
Edição:
-
Editora:
-
Onde está a fonte pesquisada:
Arquivo Público Municipal / FCCR
Fundo ou Acervo:
-
Link original:
Endereço (mapa):
Museu Municipal de São José dos Campos - Praça Afonso Pena - Centro, São José dos Campos - State of São Paulo, Brazil
Local histórico:
-
Nome do(s) artista(s):
-
Nome artístico ou apelido:
-
Função do(s) artista(s):
Coralistas
Instrumento musical:
-
Nome do grupo artístico:
Madrigal Música Viva
Tags:
#madrigalmusicaviva #sacro #folclore #medieval #conselhomunicipaldemusica #camaramunicipal
Transcrição completa:
Faltam dinheiro e vozes. Mas o Musicaviva vai cantar hoje.
Quem passar pela porta da Câmara Municipal de São José dos Campos hoje às nove horas da noite, poderá estranhar o som que vem de lá de dentro. Não será o mesmo das discussões normais sobre política e problemas da cidade. Elas vão ser substituídas pelos sons suaves da música do século XVI. O responsável por essa novidade numa sessão de Câmara é o Madrigal Música Viva, coral formado por 18 pessoas que vem cantando músicas medievais e folclore brasileiro desde 1968, quando foi criado pelo Conselho Municipal de Cultura.
A apresentação do Madrigal na Câmara será um agradecimento do coral a atitude dos vereadores que o consideraram de "utilidade pública". Atualmente, depois da extinção do Conselho Municipal de Cultura, o Madrigal Música Viva precisou formar uma entidade para garantir sua sobrevivência. Os membros do coral se uniram e criaram a Sociedade de Cultura e Educação Musical de São José dos Campos. Essa entidade além de arrecadar uma anuidade de seus sócios promove os concertos. Quando foi fundado o Madrigal Musica Viva fixou seus objetivos: difundir a música através de concertos didáticos. Para isso promoveu concertos que eram precedidos de discussões sobre as músicas que iriam ser apresentadas: suas origens e seu caminho percorrido através do tempos.
Observações e comentários da equipe CDM SJC

Este projeto foi desenvolvido pelo CDM SJC para preservação de memória e auxílio à pesquisa, em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei nº 13.709/2018, Artigo 7º) que dispõe sobre a utilização para estudos por órgão de pesquisa. A equipe realizou todos os esforços para identificar e creditar todas as imagens e obras, e se mantém à disposição para acrescentar (ou retirar) informações mediante solicitação por email (cdmsaojose@gmail.com)
