Ísis Moreira faz recital de piano hoje na São Benedito


Clique para ampliar
.png)
Título da publicação:
Ísis Moreira faz recital de piano hoje na São Benedito
Nome da fonte:
Jornal Valeparaibano
Eixo Temático:
Pianistas
Dia:
16
Mês:
Agosto
Ano:
1994
Década:
1990
Tipo de fonte:
jornais
Página:
p. 16
Edição:
-
Editora:
-
Onde está a fonte pesquisada:
CDM SJC
Fundo ou Acervo:
CDM SJC
Link original:
Endereço (mapa):
Pça Afonso Pena, 267 - Centro, São José dos Campos - SP, 12245-650, Brazil
Local histórico:
#igrejasaobenedito
Nome do(s) artista(s):
Isis Costa Mendes Moreira
Nome artístico ou apelido:
Isis Moreira
Função do(s) artista(s):
pianista
Instrumento musical:
piani
Nome do grupo artístico:
-
Tags:
#erudito #musicaerudita #musicaclassica #classico
Transcrição completa:
"Imagem: fotografia em preto e branco. Isis Moreira posa para a foto sorrindo. veste camiseta que mostra os ombros, colar de pérolas e está de cabelos soltos. A foto segue o padrão retrato, onde é destacado apenas rosto e tronco. o fundo não é bem definido.
Isís Moreira faz recital de piano hoje na São Benedito
O Projeto Villa-Lobos tem seqüência hoje com um recital da pianista Isis Moreira, um dos maiores talentos de São José dos Campos na área musical. Elogiada internacionalmente, e muito badalada em especial pela crítica alemă, Isis Moreira volta à cena na noite de hoje interpretando um programa que inclui composições de Beethoven e Chopin. O recital acontece na Igreja São Benedito, a partir das 20h30, com entrada franca. A Igreja São Benedito fica na Praça Afonso Pena, 267, no centro.
Formada pela Escola de Música da Universidade do Rio de Janeiro, Isis já recebeu diversos prêmios, entre eles, a Medalha de Ouro do VII Curso Internacional de Férias da Pró-Arte em Teresópolis, realizou diversas apresentações e tem recebido muitas criticas positivas de diversos veículos de comunicação nacionais e internacinais.
Isis Moreira foi a primeira pianista que executou no Brasil a ""Sonata op. 106"" de Beethoven transmitida pela televisão foi convidada a gravar a obra, tornando-se também a intérprete da primeira gravação feminina no mundo dessa sonata chamada ""Hammerklavier"". Depois disso, a pianista realizou diversas gravações com Villa-Lobos e Almeida Prado, Mozart e Prokofiev, Villa-Lobos e Dinorha de Carvalho, Beethoven, Mahle e Bartok, 1986.
Ninguém melhor do que a pianista para participar do projeto Villa-Lobos, pois familiarizada com a obra desse maestro modernista, ela encerrou o ""Ano Internacional Villa-Lobos"", em 1987,tocando suas ""16 Cirandas"" na Sala Cecilia Meirelles, Rio de Janeiro.
Mas qualquer interpretação que ela venha a fazer recebe elogios até mesmo do outro lado do Oceano Atlântico. ""A seriedade e grandiosidade de sua interpretação, digna de se mencionar, impressionou todo aquele que se prestou a ouvi-la..."", disse o professor Klaus Schilde da Universidade de Música de Munique, na Alemanha, em 1993.
Por isso, tocando Villa-Lobos ou Mozart, Beethoven ou Chopin, a maestria está nos dedos mágicos da pianista. Para hoje, ela dividiu o recital em duas partes. Na primeira, dedicada a Beethoven, ela toca ""Sonata opus 57 (Apassionata)"" -Allegro assai Piú allegro; Andante con Moto; Allegro ma non troppo Presto. E na segunda parte, com composições de Chopin, serão interpretadas ""Noturno"", ""Valsa"" e ""Fantasia Improviso"". "
Observações e comentários da equipe CDM SJC

Este projeto foi desenvolvido pelo CDM SJC para preservação de memória e auxílio à pesquisa, em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei nº 13.709/2018, Artigo 7º) que dispõe sobre a utilização para estudos por órgão de pesquisa. A equipe realizou todos os esforços para identificar e creditar todas as imagens e obras, e se mantém à disposição para acrescentar (ou retirar) informações mediante solicitação por email (cdmsaojose@gmail.com)