MUSICLUB apresenta Trio



Clique para ampliar
Título da publicação:
MUSICLUB apresenta Trio
Nome da fonte:
Panfleto de programação SOCEM
Eixo Temático:
Saraus Musiclube e Socem
Dia:
24
Mês:
Maio
Ano:
1988
Tipo de fonte:
programas de concerto
Década:
1980
Página:
-
Edição:
-
Editora:
-
Onde está a fonte pesquisada:
CDM SJC
Fundo ou Acervo:
CDM SJC
Link original:
Endereço (mapa):
São José dos Campos, SP, Brasil
Local histórico:
-
Nome do(s) artista(s):
Cecília Guida, Henrique Muller, Guida Borghoff
-
Nome artístico ou apelido:
-
Função do(s) artista(s):
instrumentistas
Instrumento musical:
violino, viola, piano
Nome do grupo artístico:
Tags:
#erudito #musicaerudita #musicaclassica #classico
Transcrição completa:
MUSICLUB de São José dos Campos APRESENTA:
TRIO
- CECILIA GUIDA - violino
- HENRIQUE MULLER - viola
- GUIDA BORGHOFF - piano
Rua Pandiá Calogeras, nº 59
dia 24 de maio de 1988
20h30min.
PROGRAMA
ERNEST MAHLE - SONATINA 1976
Andante
vivace
(viola e piano)
TOMASO VITALLI - CHACONA
(violino e piano)
VILLA LOBOS - BACHIANA BRASILEIRA N95
Aria
(viola e piano)
JEAN MARIE LECLAIR
-Sonata - Le Tambourin
Adagio
Allegro
Sarabanda
Tambourim
ARAN KHACHATURIAN
-Trio para violino, viola e
piano
Andante Con Dolore, Con Molta
Espresione, Allegro, Moderato
- HENRIQUE MULLER - viola
Henrique Muller, natural de São Paulo, estudou com Alexandre Schafman e Lola Benda, e posteriormente na Suíça com Corrado Romano (violino), André Vauguet (viola), Doris Rossiaud (música de câmara) e também cursou disciplinas sobre física do som, acústica e sintetizador na "Radio" de la Suisse Romande. Recebeu bolsas de estudo do governo paulista e do Conservatório Superior de Música de Genebra. Atuou na Orquestra de Câmara Jovem de São Paulo e foi premiado em concursos como o Jovens Instrumentistas do Brasil (Piracicaba, 1972) e 5 Jovens Revelações (1973), com apresentações pela Sociedade Bach, Grêmio Bela Bartok, Pro-Arte e Prefeitura de São Paulo. Foi primeiro viola da Orquestra do Collegium Academicum (com turnês pela Suíça, Itália, França, EUA e Hungria) e da Orquestra do Conservatório de Genebra, além de violista substituto da Orchestre de la Suisse Romande. Lecionou em Nyon e no Centre Artistique de Collonge e integrou um quinteto pedagógico da prefeitura de Genebra. Foi primeiro viola da Orquestra do Teatro Municipal de Brasília, professor da Escola de Música de Brasília, coordenador e regente da Camerata do Centro de Cordas do Sesi-Brasil e do Encontro Nacional sobre Iniciação Instrumental de Cordas (Funarte-Sesi, Brasília, 1981). Também atuou como professor na Escola Municipal de São Paulo, no Festival de Campos do Jordão (1987), e ministrou cursos no MASP (São Paulo) e em Goiânia, com intensa atividade como solista e camerista no Brasil e na Europa.
- CECILIA GUIDA - violino
Cecília Guida, violinista natural de Mendoza (Argentina), iniciou seus estudos aos 5 anos com seu pai e aperfeiçoou-se com Pedro Napolitano em Córdoba, Erco Spliller em Buenos Aires e outros. Formou-se no Conservatório de Música de Córdoba e estudou na Europa com mestres como Yehudi Menuhin (Suíça), Sándor Végh (Itália), Berta Volner, Max Rostal (Alemanha) e Corrado Romano (Genebra, Suíça), recebendo diplomas com nota máxima. Foi bolsista do Mozarteum Argentino, do DAAD alemão, da Hochschule für Musik Köln e do Conservatório de Genebra. Integrou aos 14 anos a Orquestra Sinfônica de Córdoba e a Camerata Bariloche (sob direção de Alberto Lysy), realizando turnês pela Europa, América do Sul e EUA. Foi professora na Alemanha, spalla da Orquestra de Câmara de Nyon (Suíça) e de Frechen (Alemanha), além de atuar como primeiro violino da Orchestre de la Suisse Romande, sendo reconvidada em 1985 para novas turnês internacionais. No Brasil, foi spalla da Orquestra do Teatro Municipal de São Paulo e professora nas Escolas de Música de Brasília e São Paulo. Ministrou cursos no MASP (São Paulo), na Secretaria de Cultura de Goiás (Goiânia), no V Curso Internacional de Brasília e no Festival de Inverno de Campos do Jordão (1987). Atuou como solista com orquestras e em recitais na Argentina, Europa e Brasil, sendo professora também no Centro de Cordas do Sesi e na Universidade Federal de Goiás.
- GUIDA BORGHOFF - piano
Guida Borghoff, pianista carioca radicada em São Paulo desde 1962, teve orientação dos professores Nellie Braga, Joseph Kliass e Maria Souza Lima. Formou-se pela Faculdade de Música do Mozarteum com Arnaldo Estrella e atuou como pianista acompanhadora do Coral Mozart. Excursionou pela Alemanha em 1967 e diplomou-se na Musikhochschule de Freiburg com Fany Solter, especializando-se em música de câmara com Helmut Barth e participando de cursos em Salzburgo com o professor Heygraf. Premiada em concursos nacionais e no Concurso Jovens da Alemanha (1º lugar, com a violinista Katrin Rabus), realizou turnês pela Alemanha como camerista e gravou para a rádio de Karlsruhe. Apresentou-se como solista e camerista no Brasil, integrando duos, trios, quartetos e acompanhando cantores. Atuou com artistas como Pietro Maranca, Ayrton Pinto, Waldemar Almeida, Antônio Menezes, Boris Belkin, Bermett, Gretchen Miller, entre outros. Trabalhou com corais da Secretaria Estadual de Cultura de São Paulo como preparadora de coros para óperas no Teatro Municipal (1983 e 1984) e gravou diversos programas para a RTC. Em 1987, recebeu prêmios da APETESP e da APCA pela peça Villa-Lobos das Crianças, que ficou em cartaz por nove meses e gerou quatro discos: Villa-Lobos das Crianças, Ondulando e dois com a cantora Celine Imbert.
Observações e comentários da equipe CDM SJC

Este projeto foi desenvolvido pelo CDM SJC para preservação de memória e auxílio à pesquisa, em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei nº 13.709/2018, Artigo 7º) que dispõe sobre a utilização para estudos por órgão de pesquisa. A equipe realizou todos os esforços para identificar e creditar todas as imagens e obras, e se mantém à disposição para acrescentar (ou retirar) informações mediante solicitação por email (cdmsaojose@gmail.com)
