MUSICLUB apresenta Yara Ferraz e Amaral Vieira



Clique para ampliar
Título da publicação:
MUSICLUB apresenta Yara Ferraz e Amaral Vieira
Nome da fonte:
Panfleto de programação SOCEM
Eixo Temático:
Saraus Musiclube e Socem
Dia:
-
Mês:
-
Ano:
1989
Década:
1980
Tipo de fonte:
programas de concerto
Página:
-
Edição:
-
Editora:
-
Onde está a fonte pesquisada:
CDM SJC
Fundo ou Acervo:
SOCEM
Link original:
Endereço (mapa):
Local histórico:
-
Nome do(s) artista(s):
Yara Ferraz, Amaral Vieira
Nome artístico ou apelido:
-
Função do(s) artista(s):
instrumentistas
Instrumento musical:
piano
Nome do grupo artístico:
-
Tags:
#classico #erudito #musicaerudita #musicaclassica
Transcrição completa:
Yara Ferraz – Piano
Nascida em Assis (SP) onde iniciou seus estudos de piano aos quatro anos de idade, transferindo-se em 1966 para São Paulo, desde logo principiando seu permanente contato com o público, frente ao qual é sempre lembrada por sua destacada musicalidade humana. Cursou o Conservatório Dramático e Musical de São Paulo na classe da Profa. Maria de Freitas, concluindo em seguida o curso superior de Piano e Virtuosidade e o 1º lugar do Concurso Jovens Instrumentistas. Com a pianista Carla Bencini, cursou técnica no nível Debussy e Ravel. Com o maestro Tomás Terzacchi, fez Música de Câmara e Cecília Guimarães várias orientações referentes à técnica pianística. Com seu estilo definido, de execução sóbria e sensível, tem atuado em concertos e recitais com diferentes formações instrumentais em diversas cidades brasileiras e no exterior, incluindo compositores brasileiros no programa, sempre.
Atua como camerista e também como recitalista, vem se dedicando mais aos dois pianos, fazendo duo com Amaral Vieira. Neste período, tem gravado discos com obras de Vieira, e de sua produção musical para dois pianos. Gravou dois discos para o Museu da Imagem e do Som com obras de Souza Lima e Antologia Musical Brasileira; e os lançamentos continentais Vieira piano-órgão, músicas de Amaral Vieira para leigos e “Amaral Vieira – Composições” volumes 1, 2 e 3 para o selo Scorpius. Ao lado de seus compromissos profissionais como pianista atuante, desenvolve um trabalho pedagógico importante especialmente no ensino de crianças.
Amaral Vieira – Piano
O pianista e compositor AMARAL VIEIRA, já aos trinta e três anos de idade conquistou sólida posição em mais de trinta países tanto no Brasil como no exterior. Sua educação artística sobre as mais brilhantes apresentações que lhe foram dedicadas através de sua vasta produção musical que conquista em suas linhas próprias, status senhor que qualquer explicação a respeito da sua arte é praticamente desnecessária.
Sua formação pianística e musical deu-se inteiramente no Brasil com Souza Lima (Piano) e Arthur Hartmann (Composição), França (Institut Densart – Piano), Alemanha (Hochschule für Musik – Composição e Piano), Estados Unidos (Juilliard School – Regência) e Itália (Santa Cecília – Música Sacra), com bolsa de estudos de diversas instituições e prêmios de reconhecimento internacional.
Amaral Vieira é o primeiro compositor brasileiro a ter sido incluído no livro “Who is Who in Music” da Inglaterra, sendo-lhe conferido o título de Membro de Honra da Sociedade de Compositores da Áustria e Medalha de Mérito da UNESCO. Também foi distinguido com a medalha Arnold Bax da Inglaterra e a medalha de Mérito Musical da França.
Realiza uma média anual de cerca de 130 concertos e já recebeu mais de 60 prêmios por suas atividades artísticas.
Foi idealizador e diretor do Festival AMARAL VIEIRA. O compositor está incluído no livro “The Greatest Composers of the World” pelo conteúdo artístico de sua obra e é considerado pela crítica internacional um dos maiores pianistas do Brasil e um dos maiores compositores brasileiros da atualidade.
Algumas das suas obras mais conhecidas:
**Concerto para piano nº 1 “Solis”**
**Concerto para dois pianos “Scorpius”**
**Grande Sonata Sinfônica para piano a 4 mãos**
A estreia do Concerto para dois pianos “Scorpius” foi aclamada pelo público e pela crítica como uma das obras mais significativas do repertório contemporâneo.
É detentor do Prêmio Internacional de Composição Arthur Honegger do Concurso Chevillion-Bonnaud de França, e do Grande Prêmio Internacional de Composição da Fundação de França.
---
**PROGRAMA**
**AMARAL VIEIRA**
Grande Sonata Sinfônica (1984) para piano a 4 mãos
* Allegro molto maestoso
* Andante: Tema con variazioni
* Scherzo: Presto
* Finale: Allegro molto
*Intervalo*
**AMARAL VIEIRA**
Concerto para dois pianos *“Scorpius”* (1979)
* Allegro sarcástico
* Andante sostenuto
* Allegro enérgico
Observações e comentários da equipe CDM SJC

Este projeto foi desenvolvido pelo CDM SJC para preservação de memória e auxílio à pesquisa, em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei nº 13.709/2018, Artigo 7º) que dispõe sobre a utilização para estudos por órgão de pesquisa. A equipe realizou todos os esforços para identificar e creditar todas as imagens e obras, e se mantém à disposição para acrescentar (ou retirar) informações mediante solicitação por email (cdmsaojose@gmail.com)
