Pela Cidade - Carnaval


Clique para ampliar
Título da publicação:
Pela Cidade - Carnaval
Nome da fonte:
Correio Joséense
Eixo Temático:
Theatro São José
Dia:
22
Mês:
Fevereiro
Ano:
1920
Década:
1920
Tipo de fonte:
jornais
Página:
p. 1
Edição:
8
Editora:
-
Onde está a fonte pesquisada:
Arquivo Público Municipal / FCCR
Fundo ou Acervo:
-
Link original:
Endereço (mapa):
São José dos Campos, SP, Brasil
Local histórico:
#theatrosaojose
Nome do(s) artista(s):
-
Nome artístico ou apelido:
-
Função do(s) artista(s):
-
Instrumento musical:
-
Nome do grupo artístico:
-
Tags:
#carnaval #theatrosaojose
Transcrição completa:
Foi um verdadeiro delirio o fogueado carnavalesco nesta cidade, no ultimo dia para esse fim convencionado pelo calendario da troça.
Em todas as dependencias do theatro, que foi o centro de todos os divertimentos, principalmente na platea e nos camarotes, não se respirava outra cousa sinão o conteudo de milhares de ampolas do afamado «Rodo», cujo stock nesta cidade, foi disputadissimo, por preço exorbitantes.
De confettis e serpentinas se alcatifaram as ruas e o theatro, as ruas, de tal modo, que os encarregados da limpeza publica acharam mais pratico incinerar antes de remover, a trama enorme e multicor do papel picado, ali atirado pelo delirio febril do carnaval; no theatro ao ponto do constituir um serio perigo a saude publica, ao asseio dos fatos de quem ali se encontrasse, mettido ou não na folia, e... cala'te boca...
Deante de tudo isso ha quem fale em crise, em carestia da vida e em outras cousas tectricas que o carnaval desconhece...
Tanto delirio, tanta fascinação, tudo isso serve para mais aggravar o soffrimento dos pobres, desses desherdados da sorte, que muitos dias não sabem como obter um pedaço de pão para si e, o que é mais triste ainda para os seus filhinhos. Infelizes!
Quaes outros Ahasverus, que c'o a mão viu viu a tetra cheia—elles mais se humilham quanto maior é o brilho e mais ruido só n èco da festança.
A occasião é opportuna para fazermos um appello em favor dos pobres. Ha nesta cidade cinco conferencias de S. Vicente, todas tendo ao seu cargo prestar soccorros a familias pobres, mas honestas.
Só uma dessas conferencias, ao que sabemos soccorre treze familias. Heroes que sois da folia, sede tambem amigos do pobres e apostolos da caridade. Favorecei aos necessitados e tudo quanto fizerdes por elles ha de reverter em chuvas de bençãos sobre as vossas cabeças.
Favorecei aos necessitados, por intermedio da obra grandiosa de S. Vicente de Paulo e escutai o que diz o poeta: «Lançai a esmola, e colhereis a prece!»
VAN TRICASSE
Observações e comentários da equipe CDM SJC

Este projeto foi desenvolvido pelo CDM SJC para preservação de memória e auxílio à pesquisa, em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei nº 13.709/2018, Artigo 7º) que dispõe sobre a utilização para estudos por órgão de pesquisa. A equipe realizou todos os esforços para identificar e creditar todas as imagens e obras, e se mantém à disposição para acrescentar (ou retirar) informações mediante solicitação por email (cdmsaojose@gmail.com)
