Sabiá de Ouro?


Clique para ampliar
Dia:
12
Mês:
Ano:
Abril
Nome da fonte:
Jornal Agora
Tipo de fonte:
jornais
Página:
Edição:
Editora:
p. 7
sem nº de edição
vazio
Propriedade da fonte:
Acervo familiar
Fundo ou Acervo:
Acervo pessoal de Roberto Wagner
Link original:
Endereço (mapa):
Av. Nove de Julho, 23 - Vila Adyana, São José dos Campos - SP, 12243-000, Brazil
Local histórico:
Tênis Clube
Nome do(s) artista(s):
Roberto Wagner; Jota Moraes; Gabriel Rochetti; Orlandinho; José Renato; Fortunato Jr. , Oswaldo Toledo; Cidinha Gonçalves, Zé Ernesto e Edson Mello.
Nome artístico ou apelido:
Função do(s) artista(s):
instrumentovazio
Instrumento musical:
instrumentovazio
Roberto Wagner; Jota Moraes; Gabriel Rochetti; Orlandinho; José Renato; Fortunato Jr. , Oswaldo Toledo; Cidinha Gonçalves, Zé Ernesto e Edson Mello.
Título da publicação:
Sabiá de Ouro?
Eixo Temático:
Festivais e Semanas de Arte
#mpb #festivais
1969
Nome do grupo artístico:
nomedogrupovazio
Tags:
"Imagem: Noticia em jornal com dez fotografias ao decorrer do texto. As fotos estão em formato pequeno de quadrados e retângulos. As fotos registram apenas os rostos e pouco dos ombros. Alguns estão sorrindo e pousando para a foto, outros estão com a expressão séria e com o rosto virado para o lado. Vestem camiseta sem estampa , sendo que apenas três usam óculos.
A reportagem de jornal ""O Sabiá de Ouro?"" é organizada em trechos que apresentam biografias de músicos importantes na cidade de São José dos Campos-SP que irão participar do encontro.
ROBERTO WAGNER E JOTA MORAES
Jota Moraes tem, na verdade, este nome comprido: João do Amor Divino Moraes Pontes. é de Caçapava (21 de maio de 1948), mas radicou-se em São José dos Campos a partir de 1967, quando foi trazido por Sérgio Weiss para organista e pianista do conjunto ""Biribalanço"". Em 1966, foi contratado da Tv Excelsior, canal 9, como integrante do ""Quartonal"": ele tocava vibrafone, seu irmão Aluísio era pianista, Nenê o baterista, Sampaio o contrabaixista. Dessa turma boa, Jota está hoje no ""Brasilia Modern Six"", Aluisio está no conjunto ""orfeu negro"", Sampaio foi para Rio Grande do Sul, Nenê é baterista do ""Quarteto Novo"", Jota compõe desde os 14 anos. A segunda música que compôs, ""O sol, a praia e você"", foi gravada por Klecius e seu conjunto. Sua parceria com Roberto Wagner é de dezembro do ano passado. Diz que agora é que está compondo pra valer: ""Até então, eu fazia minhas próprias letras e elas eram muito sem-vergonhas"". Fanático por ""Jazz"", seus compositores prediletos são Gershwin, Mancini, Pete Rugolo, John Lewis. Na música brasileira, gosta de Milton Nascimento, Jobim e Carlos Lyra.
ROBERTO WAGNER
É mineiro de Paraisópolis, nascido em 7 de abril de 1941. Jornalista, advogado, estudante de Filosofia. Poeta de vanguarda, já teve poemas incluídos em duas antologias nacionais, uma delas organizada por Manuel Bandeira. Foi mencionado num ensaio crítico escrito na Espanha, divulgado numa revista da Argentina, publica poemas e artigos de crítica literária e cinematográfica em revistas e jornais de São Paulo e Belo Horizonte.
ORLANDINHO
Orlandinho (Orlando Tadeu Bento) nasceu em São José dos Campos, em 13 de dezembro de 1949. é o representante da Jovem Guarda no Encontre Popular. Já gravou dois discos, cantando suas próprias composições. Como cantor, excursionou por cinco países: Uruguai, Argentina, Chile, Peru e Paraguai. Anualmente, ganha bom dinheiro com a produção do ""Show Demais"" em que apresenta os maiores cartazes da chamada música jovem. Além de ""Preciso fazer uma canção"" que ele próprio vai cantar, havia inscrito ""Soninha"", que não obteve classificação.
GABRIEL ROCHETTI
É carioca e nasceu em 22 de junho de 1944. Veio para São José dos Campos em 1966, trasnferido da Base Aérea dos Afonsos para o Centro Técnico de Aeronaútica; é militar, portanto. Mas músico também: toca piston na Banda do CPOR, já fez parte de quatro conjuntos: ""Os Bugres"", ""Conjunto Pigalle"", ""Havellock Ellis"" e ""Cassions Brothers"".
JOSÉ RENATO
É de São Luís do Maranhão. Está em São José dos Campos desde 1966, quando ingressou no Instituto Tecnológico de Aeronaútica, cursa o terceiro ano de engenharia. Tem aproximadamente quinze composições, sempre com letra e música suas. Tudo bem de ouvido, pois não toca nenhum instrumento musical, embora esteja aprendendo violão.
OSWALDO TOLEDO
É outro carioca nesse encontro. Nasceu no Rio, em 10 de novembro de 1926. Logo que se formou em medicina, casou-se e veio morar em São José dos Campos, isso em 1952. Foi presidente da Câmera Municipal e presidente da Associação Joseense de Teatro, é médico-chefe da Casa da Criança Excepcional, professor da faculdade de Odontologia. É sua a letra ""Tudo é Brasil, Januário"", classificada para o Encontro.
ZÉ ERNESTO
É de São José dos Campos, nascido em 15 de dezembro de 1947. Trabalha no escritório de contabilidade do irmão e parceiro Edson. Foi um dos componentes do conjunto ""Os naturais"", que andou gravando iê-iê-iê e se apresentando várias vezes na televisão. Diz, no entanto, que a maioria de suas composições é em música popular brasileira autêntica, as melodias são dele, as letras do Edson.
EDSON MELLO
Natural de São José dos Campos, nascido em 20 de maio de 1937. Toca piano, mas funciona apenas como letrista da dupla que forma com seu irmão. Teve importante influência na transformação sofrida por Zé Ernesto, quando passou de compositor de iê-iê-iê para a música brasileira.
FORTUNATO JR.
É de São José dos Campos. Trabalha como funcionário público municipal e é professor de violão num conservatório musical da cidade. Foi examinado e obteve carteira de profissional da Ordem dos Músicos do Brasil, como violonista de música erudita e popular.
CIDINHA GONÇALVES
Disse que era de São José, mas não quis contar a idade. É esposa do radialista Álvaro Gonçalves e trabalha como funcionária pública municipal. Gosta de cantar e já teve um programa exclusivo durante três anos, na Rádio Piratininga local. "