top of page
1959
00:00 / 00:42

NOVOS DISCOS - NOVAS MUSICAS - NOVAS CANÇÕES
Correio Joséense
Em turnê pelo Vale do Paraíba, os músicos José Maria da Silva e Bino Ferreira visitaram o jornal Correio Joséense para promover seus novos discos.
Bolero um dos discos cantados pelo jovem Bino Freira, letra de Oswaldo Paccagnella e música de José Maria da Silva. "MEU VIOLÃO", letra e música dos mesmos autores cantado por João Ferreira.
1968
00:00 / 00:38

Escola de Belas Artes: Queiroz expõe
Jornal do Municipio
A Escola de Belas Artes promove, até 9 de outubro de 1968, uma exposição de seu ex-aluno e atual professor, o artista José Carlos Queiroz.
A mostra de quadros destaca o talento do pintor e reafirma a qualidade do ensino oferecido pela própria instituição municipal.
1968
00:00 / 00:52

Magdalena Tagliaferro entre nós: concêrto será no dia 17
Jornal do Município
Anúncio do concerto da prestigiada pianista brasileira Magdalena Tagliaferro em São José dos Campos, marcado para o dia 17 de setembro de 1968, às 21h, no salão do Tênis Clube.O concerto era uma promo ção do Conselho Municipal de Cultura e da Comissão Estadual de Música. Um detalhe importante, os convites eram gratuitos, demonstrando o esforço para popularizar a música clássica na cidade.
1959
00:00 / 00:33

MOMENTO ARTISTICO
Jornal Correio Joséense
Alunos do Colégio João Cursino realizarão um festival para comemorar o encerramento do primeiro semestre.O programa terá números de música clássica com as senhoritas Elza Maria Ivo, Emília Giordano Monteiro e o professor Joaquim Vicente Bevilacqua.
1968
00:00 / 00:31

Comissão de Música tem calendário até Novembro
Jornal do Município
A Comissão Municipal de Música de São José dos Campos, recém-criada em 1968, anunciava uma ambiciosa programação de concertos até novembro de 1968.O calendário contava com uma impressionante variedade de artistas de renome nacional e internacional, incluindo:
Setembro: A lendária pianista Magda Tagliaferro, solistas da Orquestra Sinfônica de Boston e a Orquestra de Amadores de SP.Outubro: A pianista Yara Bernette e o Coral de Piracicaba.Novembro: O violonista Baden Powell, um dos maiores nomes da música popular brasileira.
1968
00:00 / 00:37

Cultura: outra meta atingida
Jornal Público do Município
O texto descreve a criação do Conselho Municipal de Cultura de São José dos Campos em 15 de março de 1968, por iniciativa do então prefeito Elmano Ferreira Veloso, para organizar de forma permanente a vida cultural da cidade, que crescia como polo educacional. Em apenas quatro meses de existência, o conselho já havia promovido concertos com a Orquestra de Câmera de S ão Paulo e a pianista Lydia Alimonda, além de planejar mais doze espetáculos, incluindo música popular, e a formação de grupos musicais estáveis na cidade.
1959
00:00 / 00:32

Cine Paratodos
Jornal Correio Joséense
Programação semanal de filmes do Cine Paratodos. Local e Período: São José dos Campos, para a semana de 11 a 18 de maio de 1959.
Filmes em Cartaz:
Segunda-feira: Adeus às Armas;
Terça-feira: Torrentes da Violência - Col. francês Gerard Philipe Ives Allegrett;
Quarta e Quinta-feira: Cinemacosp - Homens Sem Lei (com Joel Mac Crea Gloria Falhoot);
Sexta-feira: Que Sejas Feliz e Osso Amor e Papagaio - Col;
Sábado: Revólver Mercenário - Cinis Metro Rory Calhoun Anne Francis;
Domingo: Malfeitores da Fronteira e É de Chua - Sino.
1967
00:00 / 00:51

A Associação Joséense de Teatro lavrou um tento, apresentando no ex-Cine Real, o elenco do Teatro Mackenzie. de São Paulo, que representou a comedia-opereta A CAPITAL FEDERAL, do consagrado escritor Arthur de Azevedo.Apreciado e consagrado conjunto apresentou-se acompa nhado de magnifica orquestra que executou musicas de Luiz Moreira, Assis Pacheco e Nicolino Milano, sob a regência de José Viègas Neto e Damiano Cozela. Foi, sem duvida. um régio presente que a Associação Joséense de Teatro ofereceu aos que sabem apreciar o que é bom de fato.
Pró-memória SJC
A Associação Joséense de Teatro (AJT) promoveu um espetáculo de grande sucesso na cidade: a apresentação da comédia-opereta "A Capital Federal", de Arthur de Azevedo. O espetáculo ocorreu em 28 de janeiro de 1967, no ex-Cine Real, em São José dos Campos. A notícia foi publicada no jornal em 5 de fevereiro de 1967.A apresentação foi um enorme sucesso, lotando completamente.
1980
00:00 / 01:21

Gente nossa: carlos cassiano trabalha na EDE. É um dos músicos mais conhecidos de São José dos Campos
Acervo pessoal de Carlos Cassiano
Carlos Cassiano é apresentado como "Gente nossa", um músico muito conhecido e respeitado em São José dos Campos. Multifacetado: instrumentista, compositor, e solista de instrumentos como bandolim e violão. Foi o grande vencedor do V Festival Embraer da Canção, um importante reconhecimento local. Continua ativo na cena local, tocando viola com amigos e sendo uma atração de sucesso em eventos sociais, como o Baile da Primavera no Clube de Campo da ADC Embraer.

Este projeto foi desenvolvido pelo CDM SJC para preservação de memória e auxílio à pesquisa, em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei nº 13.709/2018, Artigo 7º) que dispõe sobre a utilização para estudos por órgão de pesquisa. A equipe realizou todos os esforços para identificar e creditar todas as imagens e obras, e se mantém à disposição para acrescentar (ou retirar) informações mediante solicitação por email (cdmsaojose@gmail.com)
bottom of page

